top of page

TUBO METÁLICO FLEXÍVEL


Para que um tubo metálico flexível seja corretamente aplicado, alguns itens devem ser observados:

1 - TIPO DE SISTEMA

A escolha e instalação de um tubo metálico flexível deverão estar sempre condicionado à pressão do sistema que este irá atuar, ao ciclo de trabalho contínuo ou pulsante, aos diâmetros internos das passagens do sistema e também ao tipo de fluído que nele será empregado.

2 - PRESSÃO DE TRABALHO

A Pressão de trabalho indicada no catálogo, foi obtida na condição do tubo estar em temperatura ambiente (20 a 25 ºC) e o tubo na posição reta. Assim sendo, ele apresenta um fator de segurança mínimo 3 vezes menor em relação à pressão de ruptura indicada. De acordo com a pressão especificada pelo cliente, é dado a indicação correta do tipo de tubo a ser usado (vide tabela do catálogo atualizado).

[endif]--3 - TEMPERATURA DE TRABALHO![endif]--

As temperaturas de trabalho indicadas para cada tipo de tubo metálico flexível são as máximas temperaturas permitidas para a condução do fluído (porém podem ser tolerados picos acima destas temperaturas máximas).

[endif]-- ![endif]--

4 - TEMPERATURAS EXTERNAS

As fontes de calor ou frio excessivo que se encontrem nas proximidades do tubo metálico flexível, podem agredir os materiais do tubo e do reforço, ocasionando assim uma sobrevida menor do mesmo .

[endif]--5 - RAIO DE CURVATURA![endif]--

O raio onde o tubo sofre uma influência angular, é o raio de curvatura. O raio de curvatura indicado refere-se ao máximo grau de flexão que o tubo pode sofrer repetidamente (sob temperatura ambiente e pressão ausente).

6 - VIBRAÇÃO E FLEXÃO

Os nossos Tubos Metálicos Flexíveis são projetados para suportar vibrações e flexões repetidas. Temos uma linha de produto destinada para sistemas que requerem grande flexibilidade (tubo inox super) .

7 - RESISTÊNCIA QUÍMICA

Para que a aplicação do nosso tubo seja correta, deve-se obedecer à tabela de compatibilidade química (anexa no final deste manual).

8 - INSTALAÇÃO DO TUBO METÁLICO FLEXÍVEL

1) - Evite que o comprimento do Tubo Metálico Flexível seja igual à distância entre os pontos de fixação ou que o mesmo trabalhe tracionado, pois o tubo sob pressão apresenta variação de comprimento.

2) - Evite curvar o Tubo Metálico Flexível com raio inferior ao mínimo indicado na tabela, e preveja um raio de curvatura maior quanto mais elevada for a pressão.

3) - O Tubo Metálico Flexível Não deve ser submetido a torções. Deve-se evitar o atrito do tubo com qualquer corpo e também seu contato com substâncias de características abrasivas, pois qualquer ação descrita acima debilita suas propriedades e altera suas características construtivas.

4) - Evite raio de curvatura muito reduzido ou tração no tubo, de modo a facilitar sua instalação e manutenção, e para não o danificar.

5) - Evite que o Tubo Metálico Flexível esteja diretamente exposto a fontes externas de frio ou calor excessivo. Caso contrário deve-se protegê-lo ou revesti-lo convenientemente com isolante térmico adequado.

![endif]--![endif]--![endif]--

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page